Agir com Ética hoje para Energizar o Amanhã
Na Auren vivenciamos nossos Valores e cada um dos nossos colaboradores, no desempenho diário de suas funções, devem adotar condutas e tomar decisões a partir dos três pilares que sustentam a nossa Cultura Corporativa:
- Ética
- Vida e Segurança
- Sustentabilidade
Colocar em prática cada um desses valores presume considerar, inicialmente, os princípios que os permeiam: a Ética e a Integridade. A companhia não abre mão de conduzir as atividades de forma ética e transparente em todas as situações, desenvolvendo os negócios com o mais alto nível de integridade. Os colaboradores, portanto, assumem protagonismo nesses esforços. Cada um deles deve incorporar, em suas atitudes e rotinas de trabalho, comportamentos condizentes com esses valores.
A empresa conta com um sólido Programa de Ética e Conformidade para engajá-los nessa direção. Conduzido pelo departamento de Ética e Integridade, esse programa contempla diretrizes que se materializam em políticas e treinamentos, alinhadas às leis e normativos aplicáveis a esses temas, visando orientar os colaboradores sobre as práticas que a Auren Energia espera, de cada um, no desempenho de suas funções.
O padrão ético e de integridade que norteia a atuação dos colaboradores também é exigido dos parceiros de negócios que estabelecem relações comerciais com a companhia. Para assegurar o alinhamento dessas empresas a esses valores, a Auren possui uma Norma de Due Diligence de Integridade. Por meio de processos e rotinas de verificação estabelecidos no documento, os parceiros são submetidos a uma diligência prévia à contratação, minimizando a exposição da Auren a riscos reputacionais.
A gestão do Programa de Integridade Corporativa da Auren é de responsabilidade da Gerência de Ética e Integridade, área liderada pela Diretoria Executiva Jurídica, Institucional e de Integridade e que se reporta ao Diretor Presidente da companhia, reforçando o compromisso contínuo em conduzir suas operações sempre guiada pelos seus valores.
Confira o organograma do Departamento de Ética e Integridade da Auren:
Como o time de Ética e Integridade Fortalece pessoas e relações no dia-a-dia da Auren?
O Programa de Ética e Integridade da Auren
O Programa contempla um conjunto de ações para orientar e disseminar condutas éticas e íntegras entre os colaboradores, fornecedores e parceiros comerciais da Auren. As ações contemplam:
- Código de Conduta: documento base do Programa de Ética e Integridade, concentra as diretrizes que devem ser observar para colocar os valores corporativos em prática.
- Políticas e Normas de Compliance. Documentos que complementam o Código de Conduta, com processos, normas e orientações adicionais de boas práticas. Neles, são abordados e detalhados os tópicos específicos, como anticorrupção, conflitos de interesse, recebimento de brindes, presentes e hospitalidade, gestão de consequências, relacionamento com o poder público, entre outros.
- Treinamentos. Para que todos os colaboradores conheçam, esclareçam suas dúvidas ou reciclem conceitos sobre o Código de Conduta, bem como as Normas e Política de Anticorrupção e Compliance, são promovidas agendas específicas de treinamentos, cuja participação é mandatória. A empresa também realiza o Somos Éticos, que consiste em encontros voltados a promover uma discussão aberta de questões e problemas reais dos negócios da Auren, e de como os Valores e políticas podem ser colocados em prática.
- Comunicação interna. Os colaboradores Auren são constantemente impactados por conteúdos voltados aos temas de Ética e Integridade por meio dos seus canais internos e campanhas de comunicação. Para isso, empresa traz conteúdos relacionados às boas práticas e normas internas em newsletters semanais. O informativo também traz mensagens da Alta liderança, buscando o engajamento de todos sobre a importância da transparência nos negócios, e como a ética e a integridade estão inseridas no cotidiano da companhia.
- Canal Confidencial. Estão disponíveis a todos os públicos com os quais a empresa se relaciona – colaboradores, parceiros de negócios, fornecedores e clientes, entre outros – o Linha Ética, canal específico de denúncia de condutas irregulares ou desalinhadas às diretrizes do Código e políticas da Auren. Operado por uma empresa terceirizada, a Aliant, o canal tem como princípio o respeito ao anonimato dos usuários. Todos os relatos são tratados de forma confidencial e averiguados. Se confirmados, recebem as medidas corretivas necessárias.
O acesso ao canal é gratuito e está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana por meio do número 0800-591-7192 ou no endereço canalconfidencial.com.br/aurenenergia - Norma de Due Diligence de Integridade. São exigidos, de todos os parceiros, incluindo empresas fornecedoras ou prestadoras de serviços, os mesmos padrões de ética e integridade que permeiam os valores corporativos e norteiam a atuação da Auren. Para conhecê-los antes de estabelecerem relações comerciais, a companhia avalia os riscos de Compliance envolvidos em cada negócio, mapeamento que é feito de acordo com a Lei Anticorrupção brasileira, além de outras determinações e proibições legais aplicáveis. A partir dessa averiguação, e com base nas informações mapeadas, são definidos os procedimentos de diligência prévia aplicáveis. O objetivo é engajá-los nas melhores práticas de transparência, ética e integridade por meio de cláusulas contratuais de Compliance. Dessa forma, as contratações só ocorrem após deferimento do Departamento de Ética e Integridade.
Gerando Resultados Admiráveis a partir das melhores práticas
As questões relacionadas a Ética e Integridade estão em evolução contínua, de forma a atender aos mais elevados padrões de mercado. Com o intuito de se manter em linha com as melhores práticas corporativas e contribuir para o aprimoramento dessas diretrizes no setor empresarial, a companhia integra e participa de iniciativas institucionais voltadas a promover o debate e troca de experiências. Entre elas estão:
- Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção. A Auren é signatária da iniciativa do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU.
- Ação Coletiva de Integridade do Setor de Energia Elétrica. Iniciativa de cooperação entre diversos stakeholders desse segmento, promovendo um ambiente colaborativo para a troca de experiências e desenvolvimento de ações em prol do setor de energia elétrica.
- Movimento Transparência 100%. Iniciativa de fomento a transparência corporativa. Tem como objetivo encorajar e capacitar as empresas para ir além das obrigações legais, fortalecendo mecanismos de transparência e integridade em empresas
- Pacto Brasil pela Integridade Empresarial. Iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU) que estimula empresas que atuam no país a assumir em compromisso público com a integridade empresarial, bem como o compromisso com a integridade em todo ciclo de negócios.
Entenda a Estrutura, Escopo e Responsabilidades da Área de Ética e Integridade da Auren
*As informações sobre os membros do Conselho de Administração e Comissão de Conduta estão disponíveis no site https://ri.aurenenergia.com.br/esg/administracao-conselhos-comites-e-comissoes/
Responsabilidades
Diretor Presidente
Membro efetivo da Comissão de Conduta, tem a responsabilidade de garantir o cumprimento do Programa de Ética e Integridade Corporativa com a alocação de recursos necessários e disseminação da cultura de ética e integridade para todos os níveis hierárquicos da Auren.
Conselho de Administração
Dentre as diversas responsabilidades destacamos a de aprovar, monitorar e deliberar acerca do cumprimento do Programa de Ética e Integridade. São responsáveis ainda por tomar conhecimento e deliberar acerca de eventuais denúncias derivadas da Linha Ética que eventualmente envolvam membros da diretoria da Auren.
Equipe de Ética e Integridade
Compete à Equipe de Ética e Integridade da Auren:
- Desenvolver, determinar e coordenar os processos de Integridade da Companhia, incluindo a divulgação de conteúdos que promovam a consolidação da cultura ética e de integridade, a partir de campanhas de comunicações e treinamentos periódicos para colaboradores;
- Estabelecer diretrizes normativas, por meio da implementação do Código de Conduta, Políticas e Normas de Integridade, garantindo a conformidade dos negócios com as exigências legais e com as práticas internas;
- Conduzir periodicamente o mapeamento de riscos de Integridade (risk assessment) da Companhia, considerando o contexto dos negócios e fatores internos e externos que podem impactar os objetivos da empresa e do Programa de Integridade Corporativa;
- Adotar medidas e processos de due diligence de terceiros e verificação de antecedentes de fornecedores e parceiros comerciais para garantir a conformidade contratual;
- Revisar e aprovar contratos e negócios em que a Companhia esteja envolvida, conforme as Políticas Internas e a classificação do risco para conformidade contratual;
- Investigar denúncias e alegações sobre eventuais desvios de conduta, propor medidas de remediação, medidas disciplinares ou de mitigação de riscos, sempre que cabível;
- Propor e gerenciar as sessões da Comissão de Conduta para deliberar sobre as medidas disciplinares ou ações de remediação aplicáveis aos casos com desvio de conduta;
- Assessorar e aconselhar a Diretoria e o Conselho de Administração da Companhia em assuntos relacionados ao Programa de Integridade Corporativa e reportar ao Comitê de Auditoria Estatutário sempre que requisitado;
- Monitorar e mensurar os principais indicadores do Programa de Integridade Corporativa, possibilitando a avaliação efetiva dos controles e a identificação das ações de melhoria contínua;
- Liderar iniciativas institucionais de ética e integridade, por meio de adesão a associações, frentes, certificações e reconhecimentos públicos do Programa de Integridade Corporativa.
Comissão de Conduta
Nos termos dos normativos e regimentos internos, a Comissão de Conduta é formada por três membros: Fabio Rogério Zanfelice (Diretor Presidente), Carlos Curci Neto (Diretor Executivo Jurídico, Institucional e de Integridade) e Renata Bertucci Caldeira (Gerente de Ética e Integridade).
Compete à Comissão de Conduta:
- Receber sem exceções o reporte de todas as denúncias;
- Avaliar os reportes referentes a apuração das denúncias e evidências;
- Determinar a adoção das medidas disciplinares necessárias;
- Garantir que os desvios e violações sejam seguidas de medidas disciplinares aplicáveis, independentemente do nível hierárquico;
- Deliberar ações para prevenção e tratamento de deficiências de controles identificadas;
- Supervisionar a aplicação do Código de Conduta;
- Propor revisões do Código de Conduta;
- Reportar ao Comitê de Auditoria o andamento e resultado das denúncias.
Publication Date | Type | Document Name |
---|