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Administração, Conselhos, Comitês e Comissões

Diretoria

Nossa estrutura de governança atua em sinergia para o alcance dos resultados econômicos, financeiros, sociais e ambientais dos negócios, com vistas a assegurar a criação de valor sustentável a curto, médio e longo prazo. A Diretoria Estatutária é eleita pelo Conselho de Administração, tem a atribuição de propor e executar o plano estratégico e orçamentário da Companhia.

  • Fabio Rogério Zanfelice Diretor Presidente Ver mais
  • Mario Bertoncini Vice Presidente de Finanças & Novos Negócios e Diretor de Relações com Investidores Ver mais
  • Carlos Curci Neto Diretor Jurídico, Governança Corporativa e Compliance Ver mais
  • Priscila Rochinha Lino Diretora Regulatório & Planejamento Estratégico Ver mais
  • Rômulo Marçal Diretor Corporativo Ver mais
  • João Guillaumaon Diretor Estratégia, Inovação e Realização de Valor Ver mais
  • Cristiane Schaefer Gerência Executiva de Riscos, Controles e Auditoria Interna Ver mais

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Fabio Rogério Zanfelice
Diretor Presidente

Diretor Estatutário eleito em 25/03/2022

É Engenheiro Eletricista graduado pela Universidade Estadual Paulista – UNESP, possui Mestrado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela UNICAMP, MBA em Economia e Gestão de Energia pelo Instituto COPPEAD/UFRJ e cursou o Advanced Management Program – AMP da Harvard Business School. É Presidente do Conselho de Administração da CESP, desde agosto de 2019, tendo ocupado posição de Diretor Presidente da CESP por um período em 2019.
Com mais de 30 anos de experiência no setor elétrico, iniciou sua carreira na CESP (1988–2001) passando por diferentes funções: menor aprendiz, técnico e engenheiro. Na CPFL Energia (2001–2015), ocupou diferentes cargos, com destaque para as funções de Diretor de Planejamento Energético (2011–2013) e Diretor Presidente da Comercializadora (2013–2015).
Fabio exerce cargos de administração em sociedades ou organizações do terceiro setor, atuando como presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Autoprodutores de Energia – ABIAPE, e como membro suplente do Conselho de Administração do Operador Nacional do Sistema – ONS.

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Mario Bertoncini
Vice Presidente de Finanças & Novos Negócios e Diretor de Relações com Investidores

Diretor Estatutário eleito em 25/03/2022

É formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP) e possui MBA em Finanças pela The Wharton School da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos. É também, desde 2019, Diretor Presidente e de Relações com Investidores da CESP e Diretor da CESP Comercializadora de Energia.
Mario atua nas investidas da Votorantim desde 2011, quando começou como Tesoureiro Corporativo e de Relações com Investidores da Votorantim Industrial. Em 2014, tornou-se o Diretor Financeiro da Nexa Resources, saindo em 2019 para ocupar a Diretoria Financeira da CESP, mesmo ano que assumiu como Diretor Presidente e de Relações com Investidores, ocupando ainda cargo de Diretor em controlada da CESP,a CESP Comercializadora de Energia.
Iniciou sua carreira no Itaú BBA, em 1989, como Analista de Crédito e Investimentos, deixando a empresa em 2005 como Diretor de Fusões e Aquisições. Ingressou no Unibanco no mesmo ano como Diretor Regional da Divisão Large Corporate e retornou em 2009 ao Itaú BBA também na função de Diretor Regional da Divisão de Large Corporate. Foi membro do Conselho de Administração das empresas de mineração Milpo e Atacocha, entre 2013 e 2018, e membro suplente do Conselho de Administração da Fibria Celulose, empresa investidas da Votorantim à época, entre 2012 e 2013.

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Carlos Curci Neto
Diretor Jurídico, Governança Corporativa e Compliance

É formado em Direito pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU. Possui especialização em Negócios de Energia pela USP, pós-graduação em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e programa de gestão empresarial pela Harvard Business School. Carlos Curci trabalha nas investidas do grupo Votorantim há mais de 20 anos, sendo a maior parte no negócio Energia. Há 9 anos assumiu a posição de Gerente Jurídico na Votorantim Energia, assumindo, posteriormente, a Gerência Geral Jurídica e Regulatória. Carlos iniciou sua carreira na CBA em 1998 e ingressou na Votorantim Energia em 2000 na área Administrativa, tendo passado pelas áreas de O&M e Comercial. Foi promovido a Advogado e permaneceu na empresa até 2011. Atuou na AES Eletropaulo (2011-2013) como Advogado Especialista.

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Priscila Rochinha Lino
Diretora Regulatório & Planejamento Estratégico

É graduada em Matemática Bacharelado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com Mestrado em Pesquisa Operacional pela UFRJ e MBA em Finanças Corporativas pela PUC/RJ. Possui mais de 25 anos de experiência no mercado de energia. Iniciou sua carreira na PSR Consultoria em 2000, deixando a empresa em 2015 como Diretora Técnica. Ingressou em 2016 na antiga Brookfield Energia Renováveis, atual Elera Renováveis, como Diretora de Estudos, até ocupar o cargo de Vice-Presidente de Assuntos Regulatórios. Atuou como conselheira na Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica – ABSOLAR, como conselheira suplente na Associação Brasileira dos Produtores Independentes – APINE e na Associação Brasileira de Geração de Energia Limpa – ABRAGEL e atualmente participa do conselho empresarial de energia da Associação Comercial do Rio de Janeiro – ACRJ.

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Rômulo Marçal
Diretor Corporativo

É formado em Engenharia da Computação pela Universidade de Campinas – UNICAMP. Possui pós-graduação em Gestão de RH pela Faculdade de Campinas – FACAMP e Master Business Administration – MBA em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM.

Rômulo Marçal está na empresa desde 2015, quando começou como Gerente Geral de TI, BI, Suprimentos e Administrativo, alguns anos depois assumiu também as áreas de Pessoas e Comunicação e Sustentabilidade, como Gerente Geral Corporativo. Sua primeira experiência profissional foi na Movile (antiga Compera/Start up) como Gerente de Desenvolvimento de Negócios e Produto em 2000. Em 2005 ingressou na Brasil Telecom como Coordenador de Produto saindo em 2008 como Gerente de Produtos. Um mês depois ingressou na Oi como Gerente de Serviços de Informação e em 2010 foi promovido a Gerente Sr de Projetos, Processos e Orçamentos. Em 2011, foi promovido a Gerente de Marketing Sr, posição que ocupou até 2015.

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João Guillaumaon
Diretor Estratégia, Inovação e Realização de Valor

É formado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP e possui MBA em Economia e Finanças pela Booth School of Business da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos. João se tornou um consultor na McKinsey & Co. em 2005, e saiu em 2024 após atuar por 8 anos como sócio. Neste período, trabalhou principalmente com clientes de energia e materiais, em temas como estratégia, transformações, inovação, M&A, criação de novos negócios e outros, na América Latina, América do Norte e Europa.

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Cristiane Schaefer
Gerência Executiva de Riscos, Controles e Auditoria Interna

É graduada em Administração de Empresas pela universidade UniRitter do Rio Grande do Sul e possui MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas, com extensão pela Universidade da Califórnia – Irvine. Cursando o Certified Expert in Compliance pelo Instituto ARC – Auditoria, Riscos e Compliance (conclusão 1º semestre de 2023) e Membra do CWC (Compliance Women Committee), desde 2018.

Cristiane Schaefer está na empresa desde 2019, quando começou como Gerente de Auditoria Interna, assumindo após um ano as áreas de Riscos, Controles Internos e Compliance e, posteriormente, integrando também a área de Segurança da Informação.

Sua primeira experiência foi como Analista Senior na empresa Vivo Telecomunicações, atuando na regionais do Rio Grande do Sul e São Paulo, na área de gestão e prevenção às fraudes. Em 2004 migrou para Big Four  Deloitte, onde atuou por 13 anos na prática de Risk Advisor como Consultora, chegando a posição de Diretora no ano de 2014. Ao longo de sua trajetória atendeu empresas multinacionais de diversos setores nas áreas de Gestão de Riscos, Auditoria Interna e Compliance. Em 2018 passou a atuar como consultora independente e após alguns meses, iniciou na empresa StoneTurn, atuando como Senior Adviser nas áreas de Compliance, Riscos e Investigação.

Conselho de Administração

Tem a responsabilidade de monitorar o desempenho da empresa, orientar e decidir sobre as diretrizes e temas estratégicos do negócio. Composto por seis membros, o colegiado conta com uma conselheira e um membro independente. Todos os membros são eleitos para mandatos unificados com prazo de dois anos, permitida a reeleição.

Mateus Ferreira Presidente do Conselho Mandato até: Ago 2024

É graduado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP), e cursou programas de educação executiva em liderança pela Stanford University e pela Fundação Dom Cabral. Desde agosto de 2020, é diretor executivo da Votorantim S.A., holding de investimentos com atividades nos setores de cimentos, mineração e metais, energia, siderurgia, agronegócio, imobiliário e serviços financeiros. Atualmente, Sr. Mateus é presidente do conselho de administração da Altre, empresa de gestão de ativos imobiliários, membro do conselho de administração da CCR (B3: CCRO3), empresa de infra estrutura, e membro do comitê de investimentos da 23S Capital, empresa de investimentos. Anteriormente, foi membro do conselho de administração da Votorantim Energia, empresa incorporada pela Auren Energia. Antes de ingressar na Votorantim, ocupou vários cargos na divisão de Investment Banking do Itaú BBA entre fevereiro de 2011 e junho de 2020, onde sua última função foi de Head de Infraestrutura e Indústrias Globais.

Fabio Rogerio Zanfelice Conselheiro Efetivo Mandato até: Ago 2024

É Engenheiro Eletricista graduado pela Universidade Estadual Paulista – UNESP, possui Mestrado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela UNICAMP, MBA em Economia e Gestão de Energia pelo Instituto COPPEAD/UFRJ e cursou o Advanced Management Program – AMP da Harvard Business School. Desde agosto de 2019 é também Presidente do Conselho de Administração da CESP, tendo ocupado posição de Diretor Presidente da CESP por um período em 2019.

Com mais de 30 anos de experiência no setor elétrico, iniciou sua carreira na CESP (1988–2001) passando por diferentes funções: menor aprendiz, técnico e engenheiro. Na CPFL Energia (2001–2015,) ocupou diferentes cargos, com destaque para as funções de Diretor de Planejamento Energético (2011–2013) e Diretor Presidente da Comercializadora (2013–2015).

Fabio exerce cargos de administração em sociedades ou organizações do terceiro setor, atuando como presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Autoprodutores de Energia – ABIAPE, e como membro suplente do Conselho de Administração do Operador Nacional do Sistema – ONS.

Ricardo Szlejf Conselheiro Efetivo Mandato até: Ago 2024

É graduado em Administração de Empresas pela EAESP/FGV e possui Master in Business Administration – MBA pelo INSEAD. Ricardo Szleijf é, desde abril de 2019, membro do Conselho de Administração da CESP. Também é, desde maio de 2015, Diretor de Infraestrutura para a América Latina do CPP Investments.

Atualmente, ocupa ainda a posição de Diretor da IDEAL – Impulsora del Desarrollo y el Empleo en America Latina, S.A.B. de C.V., é membro do Conselho de Administração do Grupo Costanera SpA, no Chile, desde setembro de 2017 e Diretor da TGP – Transportadora de Gas Del Peru, desde setembro de 2020, todas empresas investidas do CPP Investments.

Maria Leticia de Freitas Costa Conselheira Efetivo Mandato até: Ago 2024

É sócia da SLP Consultoria e Treinamento. Ela foi Diretora dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (2011 a 2015) e Coordenadora do Centro de Pesquisa em Estratégia (2010 a 2013) do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa. Letícia foi também sócia da Prada Assessoria de 2010 a 2021. Antes disso, Letícia foi sócia da Booz Allen Hamilton (hoje Strategy&), tendo trabalhado no escritório de Londres antes de retornar ao Brasil. Letícia liderou a Prática de Indústria na América Latina e foi membro do conselho da empresa. Letícia foi Presidente da Booz Allen Hamilton do Brasil de 2001 até sua aposentadoria em 2010. Leticia é conselheira da Localiza desde 2009 (coordenadora do comitê de auditoria), Grupo Mapfre (Espanha) desde 2015, Embraer desde 2017 (coordenadora do comitê de pessoas e ESG), Totvs desde 2017 (coordenadora do comitê de estratégia) e Mobly desde 2021 (coordenadora do comitê de auditoria). Letícia é Engenheira de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, e obteve seu MBA na Cornell University.

Megan Veronica Hansen Conselheira Efetivo Mandato até: Ago 2024

É graduada em Engenharia de Atmosfera/Energia pela Stanford University, onde também concluiu seu mestrado em Ciência e Engenharia de Gestão, e possui MBA pela Harvard Business School. Megan é, desde 2019, Managing Director na CPP Investments, desde 2020, membro do Conselho de Administração da Nephin Energy, uma produtora de gás natural para consumo doméstico da Irlanda, investida do CPP Investments, e desde 2023, membro do Conselho de Administração da Calpine, uma empresa de eletricidade nos Estados Unidos.

João Schmidt Conselheiro Efetivo Mandato até: Ago 2024

É graduado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Desde março de 2020, é Diretor Presidente da Votorantim S.A., holding de investimentos com atividades nos setores de cimentos, mineração e metais, energia, siderurgia, agronegócio, imobiliário e serviços financeiros.

Atualmente, João é também vice-presidente do Conselho de Administração do Banco BV e, desde 2016, é membro do Conselho de Administração da Nexa Resources, ambas empresas investidas da Votorantim. João integra ainda o Conselho da Câmara Americana de Comércio – Amcham Brasil.

Anteriormente, o Sr. João atuou por um período em 2019 como Presidente do Conselho de Administração da CESP – Companhia Energética de São Paulo, subsidiária integral da Companhia. Exerceu o cargo de conselheiro da Votorantim Energia, incorporada pela Companhia. Também atuou como membro do Conselho de Administração da Citrosuco S.A. (2014-2019) e da Fibria Celulose S.A. (2014-2019), ambas empresas investidas da Votorantim à época. E, antes de se juntar à Votorantim, o Sr. João atuou no setor financeiro por 15 anos, como Diretor na Goldman Sachs do Brasil Banco Múltiplo S.A. (2010-2014), tendo atuado em diferentes posições anteriormente no Citigroup e Goldman Sachs.

João integra ainda o Conselho da Câmara Americana de Comércio – Amcham Brasil.

Sergio Romani Conselheiro Efetivo Mandato até: Ago 2024

É contador graduado pela Universidade Santa Úrsula. Atua também como membro do Comitê de Auditoria Estatutário da Companhia, bem como membro independente do Conselho de Administração (desde abril de 2021), membro e coordenador do Comitê de Auditoria Estatutário (desde abril de 2021), e membro da Comissão de Sustentabilidade (desde setembro de 2021) da CESP. Também atua desde 2021 como membro independente do Conselho de Administração e membro do Comitê de Auditoria da CBA – Companhia Brasileira de Alumínio, investida da Votorantim e é membro do Comitê de Auditoria da Vale S.A.

Sergio é especializado em auditoria, tendo atuado por mais de 36 anos na Ernst & Young (EY) onde, ao longo de sua carreira, se dedicou ao atendimento a companhias de capital aberto no Brasil e no exterior, principalmente nos Estados Unidos. Foi o Sócio líder da prática de auditoria (incluindo consultoria contábil, fraude e investigação) no Brasil e na América do Sul por mais de 10 anos. Em 2016, assumiu como CEO da EY na América do Sul e como Presidente do Conselho de Administração regional. Atuou também como membro do “AOE- EY American Operating Executive” e do “Global Partners Group”.

Comitê de Auditoria Estatutário

Órgão de assessoramento vinculado diretamente ao Conselho de Administração. O comitê assessora o Conselho de Administração na avaliação das demonstrações financeiras e na supervisão das atividades dos auditores independentes, e avalia as exposições de risco da Companhia. Composto por três membros independentes (um conselheiro e dois membros externos), tendo o conselheiro independente como coordenador e um dos membros externos com reconhecida experiência em contabilidade societária, nos termos da regulação aplicável. Todos são eleitos para mandatos unificados com prazo de dois anos, permitida a reeleição.

Sergio Ricardo Romani Coordenador do Comitê Mandato até: Mar 2024

É contador graduado pela Universidade Santa Úrsula. Atua também como membro do Conselho de Administração da Companhia, bem como membro independente do Conselho de Administração (desde abril de 2021), membro e coordenador do Comitê de Auditoria Estatutário (desde abril de 2021), e membro da Comissão de Sustentabilidade (desde setembro de 2021) da CESP. Também atua desde 2021 como membro independente do Conselho de Administração e membro do Comitê de Auditoria da CBA – Companhia Brasileira de Alumínio, investida da Votorantim e é membro do Comitê de Auditoria da Vale S.A.

Sergio é especializado em auditoria, tendo atuado por mais de 36 anos na Ernst & Young (EY) onde, ao longo de sua carreira, se dedicou ao atendimento a companhias de capital aberto no Brasil e no exterior, principalmente nos Estados Unidos. Foi o Sócio líder da prática de auditoria (incluindo consultoria contábil, fraude e investigação) no Brasil e na América do Sul por mais de 10 anos. Em 2016, assumiu como CEO da EY na América do Sul e como Presidente do Conselho de Administração regional. Atuou também como membro do “AOE- EY American Operating Executive” e do “Global Partners Group”.

Heraldo Gilberto de Oliveira Membro do Comitê Mandato até: Mar 2024

É mestre em Contabilidade e Controladoria pela FEA/USP e graduado em Administração de Empresas e Ciências Contábeis. Atua também como membro do Comitê de Auditoria Estatutário da CESP desde abril de 2021.

Heraldo é sócio-diretor da FCO Consultores Associados Ltda. e da Timo Consultores Ltda. Desde novembro de 2009, atua como membro do Conselho de Administração e presidente do Comitê de Auditoria da China Construction Bank (Brasil) Banco Múltiplo S.A. É Conselheiro Fiscal da Suzano Holding S.A. desde abril de 2014, Presidente do Comitê de Auditoria e Compliance da Iguá Saneamento S.A. desde dezembro de 2017, Conselheiro Fiscal da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI) desde abril de 2017 e membro suplente do Conselho de Administração da IRB-Brasil Resseguros S.A., desde março de 2018. Atuou como Conselheiro Fiscal da Tevec Sistemas S.A, de novembro de 2016 a maio de 2017. Foi Conselheiro Fiscal da S.A. Correio Braziliense de junho de 2016 a junho de 2018. Atuou como Conselheiro de Administração e membro do Comitê de Auditoria da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP, de novembro de 2009 a março de 2013 e como Conselheiro de Administração e Coordenador do Comitê de Auditoria do Banco Nossa Caixa S.A., de abril de 2007 a dezembro de 2018. Desde junho de 2000, é pesquisador, professor e consultor da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras.

Marcos Antonio Quintanilha Membro do Comitê Mandato até: Mar 2024

É formado em Contabilidade e Auditoria pela Universidade São Judas e em Economia e Finanças pela FMU Faculdades Metropolitanas Unidas. Atua também como membro do Comitê de Auditoria Estatutário da CESP desde abril de 2021.

Marcos é Ex-sócio de auditoria da EY, tendo exercido a função em diversos mercados e regiões do Brasil, entre 1988 e 2019, com atuação em diversos setores de atividade, incluindo infraestrutura (geração, transmissão e distribuição de energia elétrica e de águas e saneamento). Entre 2013 e 2019, exerceu a função de Sócio Líder do Grupo de Power Utilities da EY Brasil, e Coordenador do Grupo de Trabalho do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil IBRACON dedicado às discussões de temas do Setor de Energia Elétrica e Águas e Saneamento. Representante da EY nas Comissões de Transmissão e Geração da Associação Brasileira da Industria de Base. É membro efetivo e coordenador do Comitê de Auditoria da Intelbrás S/A.